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SEU PAPEL DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

A Consultoria é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo Consultor, um Agente Externo de mudanças, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos relacionados às necessidades que ocorrem no seu ambiente, auxiliando os responsáveis da Empresa na tomada de decisões.

Além de intensificar as relações com os clientes, deve oferecer um trabalho de qualidade garantida, orientado por profissionais capacitados e experientes. O custo de um serviço de Consultoria, seja ela Administrativa, Financeira, Operacional, ou o desenvolvimento de um Planejamento Estratégico, é geralmente elevado.

Porém, com a utilização do Princípio da Parceria, estes serviços podem ter preços reduzidos, mais acessíveis, tornando-se uma ótima alternativa para empreendedores que necessitam de auxílio em suas atividades.

Assim, esses serviços se tornam acessíveis a Micro, Pequenas e Médias Empresas, com qualidade garantida, uma vez que esses custos sejam bem inferiores aos cobrados por Consultorias de grande porte.

O Mercado vive em busca de melhores resultados, e na medida em que ele se segmenta, as Empresas cada vez mais recorrem aos Serviços de Consultoria.

Não somente pelas dificuldades impostas pelo excesso de concorrência em alguns Setores, mas pela necessidade de estruturação e planejamento para tornar as Empresas mais competitivas.

As Empresas, atualmente, devem ter estruturas organizacionais mais enxutas, e devem trabalhar, cada vez mais, com foco em resultados.

Muitas vezes, deixam de utilizar esta ferramenta interessante, e de baixo custo, por não saber como lidar com ela.

Oferecemos algumas dicas importantes sobre o papel da Consultoria nas Empresas, e como o empresário pode utilizar este serviço a seu favor.

1. Tudo deve ser entregue nas mãos dos Consultores, com a expectativa de que eles resolvam tudo?
De forma alguma. Acima de tudo, os Consultores devem ser aliados do empresário. Ele é a peça - chave para o sucesso do processo de mudança e deve, sempre, avaliar as soluções apresentadas, acompanhando todo o processo.
Afinal, quando o trabalho acabar, a Empresa tem que estar no formato desejado.

2. Devem-se fornecer todas as informações?
Não se pode contratar um serviço que tem como objetivo detectar falhas e potencialidades da Empresa, com meio auxílio, ou somente oferecendo parte da verdade, das informações.
Para que os resultados sejam os esperados, é necessário transparência de ambas as partes.

3. Os Consultores devem permanecer, pelo período de tempo necessário, como funcionários comuns?
Consultores são Prestadores de Serviço, e não funcionários da Empresa, do Cliente.
Determinado o escopo do trabalho a ser realizado, o tempo gasto deve ser o suficiente para a operacionalização do Projeto aprovado.
Não há vantagem alguma na permanência por mais tempo que o necessário, nem da criação de uma relação de dependência entre as partes.

4. Falar com os empregados sobre os Consultores irá criar uma sensação de falta de competência sobre a Administração do negócio?

Ao contrário. Os empregados, participantes do processo, verão essa atitude como a de um líder com visão de futuro, que pretende fazer a empresa crescer de forma mais segura e assertiva.
Cabe, apenas, esclarecer que o trabalho da Consultoria é um apoio temporário, e que sua função é facilitar o desenvolvimento da Empresa e de seus colaboradores.

5. A Consultoria vai salvar a Empresa de todos os problemas?
As atividades de uma Consultoria consistem em estudar os processos de trabalho da Empresa e, com base nesta análise, apontar soluções para possíveis falhas que estejam ocorrendo em algumas etapas ou oportunidades que possam ser exploradas.

A Consultoria, também, deve orientar quanto à expansão ou modernização do negócio, através de um Planejamento baseado nas expectativas do empresário, indicando qual o melhor caminho a ser seguido.
O Consultor é um especialista em desenvolvimento de Empresas, e não um gênio, que vai fazer todos os problemas desaparecerem, como num passe de mágica.
Todo o processo envolve muito trabalho e cooperação mútua.
Mas, o que é necessário saber antes de contratar um serviço de Consultoria?

" Defina o que se espera do serviço de Consultoria. O primeiro passo é obter um objetivo definido sobre o que se quer de fato.
" Procure conhecer o trabalho da Consultoria. Questione sobre resultados obtidos.
" Não se deixe impressionar por uma Empresa de renome. Tradição nem sempre é sinal de competência.
" Participe de todo o processo de trabalho. Não espere que a Consultoria faça tudo. Acompanhar o desenvolvimento, e colaborar com as atividades dos Consultores são, certamente, atitudes fundamentais para o sucesso do Projeto.





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